Geração de energia limpa e sustentável através da utilização de biogás

08/09/2021 08:00:00

MWM GERADORES e GASWATT ENERGIA iniciam operação de geração de energia limpa e sustentável. 


São Paulo, 08 de Setembro de 2021 - Em tempos onde a busca constante por energia alternativa renovável se tornou fundamental, seja para as questões ambientais, ganhos em produtividade, redução de custos e, é claro, energia elétrica segura e estável, a MWM, fabricante de motores diesel e grupos geradores de energia, e a parceira de negócios Gaswatt Energia, empresa dedicada à produção de energia sustentável, iniciaram uma importante operação de geração de energia através da utilização de biogás. 

A usina de geração de energia elétrica distribuída da Gaswatt, foi instalada no Aterro Sanitário CTL - Central de Tratamento de Resíduos Leste, construído e operado pela concessionária municipal Ecourbis Ambiental. Diariamente, o aterro recebe em média 7 mil toneladas de resíduos domiciliares gerados pela população de 19 das 32 subprefeituras existentes na capital paulista, ou seja, de mais da metade da cidade. 

A operação consiste na geração de bioeletricidade, através de algumas unidades da nova linha de grupos geradores MWM biogás, instalados em paralelo entre si, utilizando como combustível o biogás proveniente da decomposição biológica de resíduos orgânicos, que é devidamente filtrado e tratado para garantir gás metano (CH4) de qualidade com alto poder energético. 

Nesta primeira fase o projeto recebeu quatro grupos geradores para operação contínua, 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Neste projeto, a Gaswatt, utiliza o biogás produzido no aterro para geração de eletricidade renovável, abastecendo também milhares de pontos de consumo por toda cidade de São Paulo na modalidade de Geração Distribuída. 

Além do benefício econômico da operação, que possui total de 5,0 Megawatts de potência instalada, a usina proporciona benefícios sociais e ambientais importantes, reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa, uma vez que o gás deixa de ser lançado diretamente na atmosfera ou desperdiçado em queimadores para ser transformado em energia elétrica. Sem a energia adicional gerada pela usina, as antenas de telecomunicação seriam abastecidas pela energia elétrica das hidroelétricas ou termoelétricas de combustíveis fósseis, competindo pelo já escasso recurso energético. E para suportar o projeto da Gaswatt, os geradores MWM a biogás foram desenvolvidos, testados e homologados a fim de garantir energia elétrica segura e confiável para que operações críticas não corram riscos de paradas não programadas. Gaswatt e MWM entendem que este projeto é um modelo de sucesso que pode e deve ser estendido nacionalmente para somar ao importante plano de geração de energia elétrica renovável que tem sido implementado através de plantas eólicas e solares, com o benefício adicional da segurança energética e a redução de emissões de gases de efeito estufa. 

A MWM conta com uma linha completa de geradores a gás, desenvolvidos pelo centro tecnológico da MWM em São Paulo, com tecnologia 100% nacional, incorporando toda a tradição já conhecida da MWM Motores. Os geradores da linha a gás da MWM possuem a maior densidade de potência por litro do mercado e estão preparados para se adaptarem automaticamente à variação da concentração de níveis de metano, condição geralmente encontrada nas operações em biogás, principalmente em aterros sanitários, além de serem projetados para o regime de operação contínua, tanto em 60 como em 50 Hz. 

Algumas das principais características e diferenciais dos geradores a gás MWM: 

  • Motores desenvolvidos e produzidos pela MWM no Brasil;
  • Sistemas de controle e proteção do gás de última geração;
  • Alto desempenho no tempo de reação a cargas súbitas;
  • Baixo nível de consumo, emissões de GEE, partículas e gases poluentes;
  • Equipamentos disponíveis nas versões aberto e carenado;
  • Dimensões reduzidas para transporte e instalação.

Além da linha de geradores a gás, a MWM conta com uma linha completa de grupos geradores movidos a diesel, com potências de 10 a 1000 kVA em 50 Hz e 12,5 a 1250 kVA em 60 Hz, projetados para aplicações nos regimes ESP, PRP e COP, disponíveis nas versões aberta e carenada, manual ou automática, com ou sem paralelismo, atendendo aos mais diversos segmentos como: hotéis, hospitais, supermercados, condomínios comerciais, residenciais, empresas de telecomunicações, datacenters, segmento agrícola, eventos, dentre outros. 

Os geradores MWM são 100% testados e validados na linha de montagem da empresa, antes do envio e instalação nos clientes, para a garantia de que cada grupo gerador atenda aos requisitos de qualidade e robustez MWM. 

Os clientes da MWM geradores contam com respaldo técnico da fábrica e uma completa rede, com mais de 80 pontos com serviços autorizados e distribuidores em todo território nacional, com equipes tecnicamente capacitadas, com estrutura de atendimento 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. 

Segundo José Esteves - Diretor da Gaswatt, "A implementação da operação de geração de energia limpa, através da utilização do biogás, vai de encontro com os objetivos da empresa que é a produção de energia sustentável, um dos pilares da estratégia ESG. Trata-se de uma solução completa e eficiente de energia limpa e renovável para qualquer necessidade energética, e a parceria com a MWM Geradores viabilizou este hesitoso projeto. Que este exemplo de utilização de gás de forma renovável e eficiente, influencie mais organizações brasileiras e internacionais a adotarem essa prática que garante, além de energia segura, alto rendimento nas operações", conclui José. 

De acordo com Cristian Malevic - Diretor da Unidade de Motores e Geradores da MWM, "A operação da instalação dos grupos geradores MWM a biogás no aterro, em conjunto com nosso parceiro Gaswatt Energia, foi uma grande conquista para a MWM. A utilização do biogás para a geração de energia limpa e renovável muito nos orgulha e proporciona aos nossos clientes ganho em produtividade e redução de custos. Os grupos geradores MWM a gás estão preparados para atender às demandas de reaproveitamento de energia dos nossos parceiros, com alta tecnologia, alto nível de conteúdo local, baixo custo de manutenção e amplo suporte de peças e serviços em todo o país.", afirma Cristian.